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PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para anais serão submetidos na sua área de participante até a data:

20 de março de 2024
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO) e Pôster (PO)

CONHEÇA NOSSOS GRUPOS DE TRABALHOS

Os Grupos de Trabalhos foram pensados para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

O presente GT procura aglutinar trabalhos voltados para a reflexão acerca da produção literária de autoria feminina no Brasil, com enfoque especial para obras de escritoras paraibanas do presente ou de tempos pretéritos. Nosso objetivo é contribuir para um maior conhecimento de uma tradição de escritoras, sobretudo as olvidadas, em nosso país e, ao mesmo tempo, investigar os temas que essas escritoras abordaram, os gêneros que escreveram, as estratégias de inserção que mobilizaram em um meio hostil à produção de autoria feminina, os diálogos que estabeleceram com outras escritoras dentro e fora do próprio país. Palavras-chave: Autoria Feminina no Brasil; Crítica Feminista; Resgate; Revisão.
 
Coordenadores:
Dr. Marcelo Medeiros da Silva (UEPB)
Me. Raimundo Mélo Neto Segundo (UEPB)
O cinema enquanto artefato cultural, possibilita diferentes interpretações do social e educacional, consistindo num espaço de formação educativa. Através das representações dos corpos elaboradas na cultura escolar e no cinema, é possível construir diversas leituras sobre este espaço de educar em diferentes sociedades e culturas. Este grupo de trabalho acolhe estudos e pesquisas que articulem discussões sobre cinema e a cultura escolar. A escola no cinema e suas múltiplas linguagens é um aspecto importante para compreender modos de educar e relações dialogicas entre os sujeitos educativos. Recepcionamos trabalhos de pesquisa que visem abordar a cultura escolar e suas representações através do cinema. Nas práticas sociais, históricas e culturais de linguagem.
 
Coordenador:
Me. Everton William de Lima Silva
Este grupo de trabalho acolhe propostas de estudos, pesquisas e relatos de experiência no PIBID e Residência Pedagógica, que abordem sobre as vivências na escola campo com relação às práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar a partir da perspectiva da trajetória nos programas de bolsa de Iniciação à docência - PIBID e na Residência Pedagógica. Objetivamos dialogar e compartilhar experiências importantes no tocante à atividades docentes e o processo de ensino/aprendizagem que se mostram no centro das discussões presentes nas propostas apresentadas.
 
Coordenadores:
Me. Taynnã Valetim Rodrigues (UEPB)
Me. Elisângela Cabral Moço (UEPB)
Este GT propõe discutir e articular estudos e pesquisas em andamento ou finalizadas que versem sobre propostas que desenvolvam temáticas relativas ao ensino de história por meio de práticas educativas que abordem o uso da memória e suas relações com o livro didático de história. Serão priorizados trabalhos que associam temporalidades e espacialidades diferentes e, que revelem variadas abordagens sobre os conceitos de História, Memória e Educação. Neste sentido, destacamos a importância de reflexões sobre conteúdos didáticos que favoreçam a construção de currículos multiculturais e que revelem processos de ensino que sejam matizados por visões de mundo, sociabilidades e sensibilidades plurais.
 
Coordenadores:
Ms. Givaldo Cavalcanti da Silva (UEPB)
Ms. Ricardo Rodrigues Nascimento (UEPB)
Esse GT tem como proposta de trabalho discutir a interdisciplinaridade dos temas transversais Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena através das memórias de rezadeiras rezadores da aldeia Indígena Atikum e das comunidades quilombolas de Conceição das Crioulas. Nosso objetivo é pensar a interdisciplinaridade nas aulas de História a partir dos temas transversais, envolvendo as práticas de cura de rezadeiras e rezadores que ventilem o encontro entre a Educação Ambiental e o ensino de História. Este trabalho está embasado nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2019), nos conceitos de Le Goff (2003), e Aragão e Nascimento (2021). Trata-se de uma relato de experiências de uma pesquisa etnográfica com turmas de 9º anos da Escola de Referência em Ensino Fundamental Dom Malan. Nesse intuito refletimos sobre a importância da memória atrelada à preservação do meio ambiente e dos saberes tradicionais contidos nas práticas das rezadeiras e rezadores. Esta reflexão permite educar a partir de conhecimentos que geralmente não são inclusos na prática escolar.
 
Coordenadora:
Mestranda Raphaela Hildita Sá Deodato (UEPB)
Acolhemos pesquisas teóricas e empíricas, concluídas ou em andamento, que tratem dos impactos e consequências emergidas da pandemia do Covid-19 nas sociabilidades, nos contextos da saúde e da educação. Especificamente, este GT visa ser espaço de diálogo e trocas de reflexões multidisciplinares na interface com a saúde e a educação em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos.
 
Coordenadores:
Me. Senyra Martins Cavalcanti (UEPB)
Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos (UEPB)
O GT tem como objetivo socializar saberes e conhecimentos sobre a proposta de Educação Étnico-Racial na universidade e na educação básica. Contemplará relatos de experiências desenvolvidas nos espaços acadêmico (do ensino, da pesquisa e da extensão) e nos demais espaços de formação educacional. Para tanto, discutir com o coletivo a proposta de educar para a igualdade racial como instrumento de fortalecimento de direitos, de valores capaz de fomentar o respeito a diferença e o combate a desigualdade social. Discutir qual o currículo, metodologias e práticas ancoradas na perspectiva da pluralidade/interculturalidad e precisam ser implementadas de modo a contribuir para a efetivação da proposta. Assim, selecionar resultados de pesquisas na graduação ou pós-graduação, relatos de experiências oriundos das atividades de pesquisa, estágio, extensão e de práticas pedagógica no cotidiano da escola relacionadas as questões inerentes ao GT para a partir destas refletir e problematizar novas estratégias e ações que possam contribuir para efetivação de uma proposta de educação apta a reconhecer e valorizar as diferenças étnicas-raciais e pensar práticas educativas escolarizadas propagadoras de novas possibilidades educacionais que proporcionem o desenvolvimento da capacidade de resistência e enfrentamento contra toda e qualquer expressão de preconceito, racismo e discriminação.
 
Coordenadores:
Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB)
Dra. Patrícia Cristina Aragão (UEPB)
Dra. Margareth Maria de MelO (UEPB)
A Educação Básica produz e compartilha conhecimentos; pesquisa, observação e problematização fazem parte de seu cotidiano pedagógico-escolar. A cientificidade está presente em seus processos de ensino e aprendizagem, nos conteúdos, preceitos teóricos e metodológicos. O fazer docente no ensino básico não se faz de improvisos, mas de uma ação séria, científica, investigativa que ocorre fora e dentro da sala de aula. Essa relevância e percepção podem ser compreendidas através da ponte que se tem construído entre escolas e universidades por meio de projetos, tais como: a Residência Pedagógica, o PIBID. Dentre outras ações conjuntas que são desenvolvidas, principalmente, nas escolas públicas, estreitando cada vez mais os laços entre o ensino básico e superior; ao passo que dá visibilidade às produções científicas escolares. Cujas produções são objetos de estudos de diversas pesquisas nas universidades, de graduações a pós. A partir disso, esta proposta de grupo de trabalho tem como finalidade receber estudos de caso, relatos de experiência, pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre o papel da Educação Básica na construção de saberes, sejam eles docentes, pedagógicos, metodológicos, temáticos. Compreende-se que a escola gera, gerencia e propaga cientificidade e conhecimento.
 
Coordenadores:
Me. Marcila de Almeida (ECT)
Me. Michelle Santino Fialho (ECT)
Promover o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade moderna, consolidando-a como processo de formação continuada, participativa e crítica dentro da comunidade escolar, fornecendo uma visão mais ampla a respeito do meio ambiente, dos impactos ambientais, do uso racional dos recursos naturais, visando a sensibilização, a construção de valores socioambientais, a produção de conhecimentos, habilidades, competências voltadas para a preservação do meio ambiente.
 
Coordenadora:
Dra. Adrianne Teixeira Barros (UEPB)
Teoria da formação docente. Formação continuada. Formação inicial. Programa de residência pedagógica. Pibid. Pesquisa formação. Identidade docente. Política de formação de professores.
 
Coordenadora:
Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (IFRN)
Espaço destinado aos estudos em complexidade e pesquisas sobre dinâmicas, contextos, práticas e sujeitos que inspiram pensamentos descolonizados e politização das ideias. Se detém ainda sobre as múltiplas expressões do conhecimento humano, diversidades, diálogos de saberes, linguagens, imaginários e experiências nutridas pelas relações híbridas entre naturezas e culturas. Abrange a dinâmica da construção histórica, filosófica e política das ciências e das diversas formas do pensar humano por meio de estratégias que conectem dimensões cognitivas como criatividade, memória, imaginação e metáforas com vistas a uma politização do pensamento científico.
 
Coordenador:
Dr. Jair Moisés de Sousa (UFCG)
A crise socioambiental que o mundo moderno experimenta se configura como um dos desafios emergenciais da humanidade e está relacionada às realidades complexas da natureza humana e que se expressa nas facetas e problemas. O desafio a esses problemas são planetários e exigem imaginação intelectual, criativa e ações práticas e eficazes. Para contribuir, nessa direção emerge o GT em Educação, Meio ambiente e Sustentabilidade. Neste GT iremos aglutinar trabalhos e refletir sobre as principais questões e cenários na área de meio ambiente, sustentabilidade e as práticas educativo-ambientais inter e transdisciplinares na educação, bem como as relações com as principais questões que permeiam a sociedade enquanto instrumento para contribuir na resolução dos muitos problemas referenciados, como também na emergente crise civilizatória e planetária. O propósito desse GT vai de encontro às contribuições de muitos pesquisadores onde a EA adquire um sentido estratégico na direção da sustentabilidade e de uma consciência ambiental que valorize como fundamental o respeito na relação homem-natureza, como também às gerações do presente e do futuro. Nesse sentido, nosso propósito tem como objetivo central debater e refletir a Educação ambiental para a sustentabilidade em dimensões local, regional e global.
 
Coordenadora:
Dra. Daniele Bezerra dos Santos (IFRN)
O GT tem por objetivo promover debates sobre saberes e fazeres inter/transdisciplinares na Educação Profissional e Tecnológica vinculados as práticas de ensino, aos produtos e processos educativos, tendo em vista as proposições formativas que inscrevem o mundo do trabalho; contempla, inclusive, discussões sobre metodologias de ensino, recursos didáticos e currículo integrado, assim como práticas integradoras e experiências educativas mobilizadas no Ensino Médio Integrado (EMI). O GT abarca, ainda, possibilidades analíticas de fazeres e saberes educativos em espaços escolares e não escolares vinculados à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ministrante(s)/Instituição.
 
Coordenadores:
Dr. Allysson Macário de Araújo Caldas (IFPB)
Dr. Josias Silvano de Barros (IFPB)
Dra. Jamily Reboucas Ouverney (IFPB)

IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

Diálogos complexos na diversidade de saberes